Casa Ribeirão do Gama
Projeto de residência em Brasília, no entorno da reserva ambiental cortada pelo Ribeirão do Gama. O terreno, em declive, é acessado em seu quadrante sudoeste, no ponto mais alto, com vista para a serra e para o vale, situados na direção nascente. A partir desse ponto o terreno se desenvolve na direção leste em declive entre 6m e 9m.
Além de residência unifamiliar, o programa inclui área de lazer e ateliê. Os futuros residentes têm como desejo uma casa integrada à natureza e assentada ao chão, em contato direto com o cerrado.
Os pontos de partida para o projeto, além das particularidades topográficas e ambientais, foram duas árvores típicas do cerrado, existentes no terreno, a serem preservadas: um “pau-terra de areia”, situado 3 metros abaixo do nível de acesso; e um “ipê”, na entrada do terreno.
A casa se desenvolve em torno de um pátio, onde está situado o “pau-terra de areia”. Todos os ambientes de permanência são voltados para o nascente e se conectam com o espaço externo por meio de uma varanda que se estende por toda a face leste. A circulação interna, na face oeste, abre para um jardim, que além da fruição visual, permite iluminação natural e ventilação cruzada para os ambientes.
Ficha Técnica
local: Brasília, DF
projeto: 2016/2017
arquitetura: GSR
autores:
Fabiano José Arcadio Sobreira
Paulo Victor Borges Ribeiro
colaboradores:
Emanuelle Marcondes
Deryck Dantom
Gabriela Alves
Máwere Herisson
Pedro Silva
Thaís Losi
estrutura e instalações: Ativos Engenharia
obra: 2020
área do terreno: 1875m²
área construída: 400m²