Primeiro lugar em concurso aberto a docentes e estudantes de pós graduação da Universidade de Brasília, 2018.
contexto e escala
A partir da compreensão do traçado que define o Instituto Central de Ciências, principal edifício da Universidade de Brasília, a proposta busca se inserir à estrutura existente, respeitando sua espacialidade e caráter. O ICC possui dois acessos principais resultantes de dois eixos: um longitudinal, que distribui as pessoas que circulam pelo edifício, e um transversal que determina a entrada e cria uma ligação entre estacionamento e a praça maior. Ambos os eixos são fundamentais não apenas para a circulação dentro do pavilhão, mas para a articulação de todo o Campus Darcy Ribeiro. O cruzamento desses fluxos conformam duas praças, “Ala Sul” e “Ala Norte” onde é possível contemplar a perspectiva gerada pela repetição estrutural do edifício, assim como a paisagem que varre o Campus até o Lago. A altura reduzida da laje nesses pontos compreendem uma mudança de escala dentro do edifício, que deixa de ser monumental e adquire um caráter cotidiano. Essas praças configuram espaços significativos de encontro. Não à toa o comércio se instalou ali.
módulo de comércio geral
O primeiro, se insere ao longo do eixo transversal, abalizado pelos dos pilares, em 4 módulos de 4,5m x 2,9m. A inserção do equipamento de leitura pavilhonar visa resgatar a continuidade visual dos jardins. O implantação dos quiosques delimita um deque, que consolida a ocupação e cria uma área de permanência que se contrapõe ao intenso fluxo da área central. Flexível com as possibilidades de uso, os módulos proporcionam de duas possibilidades de interação. No centro, o atendimento ocorre através de um balcão delimitado por prateleiras, enquanto nas extremidades o cliente é convidado a entrar e conhecer a loja. A independência entre os módulos e a estrutura permite que o atendimento ocorra em duas frentes, uma voltada para a circulação e outra para os jardins.
módulo de lanchonete
Os módulos alimentícios de 3m x 3m são elementos autônomos que permitem os comerciantes adaptá-los de acordo com suas particularidades. O conjunto não é definido apenas pela forma regular, mas pela relação entre suas partes. Sua autonomia e versatilidade permitem ainda que o módulo possa ser implantado em outros locais do Campus. Ambos pavilhões se estruturam por meio de estrutura metálica, em perfis caixa, revestida por chapa metálica.